quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agora é oficial: sereias NÃO existem

Quando você acha que viu de tudo na vida, aparece um comunicado oficial do governo norteamericano dizendo o óbvio, para desgosto de muitos sonhadores: sereias não existem.

A nota oficial corresponde à reação da autoridade oceânica dos Estados Unidos, a National Ocean Services (NOS), a um programa de televisão do canal Animal Planet, intitulado "Mermaids: The Body Found", que já passou no seu similar brasileiro em 2011, com o título de "Sereias" (primeiro vídeo abaixo).

Quem conhece o canal (do grupo Discovery), sabe que eles gostam de fazer esses "documentários" fictícios, quase cômicos, conhecidos em inglês por "mockumentary", uma mistura de "mock" (a melhor tradução de "to mock" talvez seja "tirar sarro") e "documentary".

Alguns anos atrás, eles exibiram "Dragões: Fantasia ou Realidade" (segundo vídeo abaixo), que também causou alguma repercussão na época, com a inusitada mistura de mitologia e realidade numa emissora que se diz "científica".

Ocorre que o NOS recebeu tantas perguntas que foi obrigado a esclarecer oficialmente que não existe nenhuma pesquisa sendo conduzida a respeito da suposta existência de sereias.

Sempre é bom lembrar que - por razões parecidas - a própria Casa Branca, em novembro de 2011, já emitiu nota oficial dizendo que não existe vida extraterrestre.

De qualquer maneira, não deixa de ser estranho que se gaste tanto dinheiro com esse simulacro de ciência em canais prestigiosos, dinheiro este que poderia muito bem ser destinado a investigações infinitamente mais úteis.

Fonte: La Vanguardia







LinkWithin

Related Posts with Thumbnails