por David Murray,
do blog Head Heart Hand
(tradução gentilmente autorizada pelo autor)
Parte 3 (final) - 4 maneiras de se beneficiar da crítica
do blog Head Heart Hand
(tradução gentilmente autorizada pelo autor)
Parte 3 (final) - 4 maneiras de se beneficiar da crítica
Então você está preparado para as críticas, você consegue distinguir a natureza do crítico e da sua crítica, mas agora você tem que respondê-la. Você sairá chifrado, machucado, ou com um floreio da sua capa você deixará o touro passar e aprenderá dessa experiência? A maneira como você lida com a crítica vai determinar todo o curso do seu ministério.
Quatro atitudes que devem ser evitadas:
Rejeitar: sem dedicar um momento de reflexão você simplesmente descarta a crítica, a minimiza e segue em frente
Retaliar: de novo, frequentemente sem mesmo uma pausa, você ataca o ofensor ou critica a crítica
Ressentir-se: enquanto aparentemente você aceita o que foi dito, por dentro você ferve e fica amargamente emburrado
Resignar-se: você simplesmente se rende, desiste e foge
Quatro passos a serem seguidos:
1. Receba a crítica
Tanto se ela vier em forma verbal como escrita, a primeira coisa a fazer é orar por graça ao ouvir o que está sendo dito. Se a pessoa estiver na sua frente, ore no seu íntimo, olhe nos olhos dela, projete calma, evite linguagem corporal ou expressão facial hostis, e peça um tempo para pensar e orar sobre o que está sendo dito.
Você pode querer esclarecer a queixa mediante uma recolocação dela com outras palavras, isto com o fim de fazer com que todos os interlocutores compreendam exatamente como o problema está sendo exposto. Dê uma previsão mais ou menos clara de quando você pretende dar uma resposta (dentro de uma semana, digamos), e pergunte a ele(a)(s) que tipo de ação da sua parte ele(a)(s) gostaria de ver em resposta à queixa efetuada.
2. Reflita sobre a crítica
Questões para serem pedidas em oração incluem:
• É verdadeira? É pelo menos minimamente verdadeira? Tente encontrar nela um grão de verdade, se você puder.
• É proporcional? É uma tempestade num copo d’água? É feita dentro de um contexto de prévio e apropriado reconhecimento do trabalho do pastor? A crítica se estende além de um sermão ou incidente? É equilibrada na sua expressão ou se tornou hostil e exagerada?
• Quem está fazendo a crítica? Se ela vem de um cristão fiel, então você deve prestar muito maior atenção a ela do que a alguém que não professa ser cristão. Se um crente em especial tem uma teologia equivocada ou algum “hobby teológico” particular, então isto deveria ser levado em conta quando você avaliar a validade da crítica.
• Existe ago mais por trás da crítica? Seria o caso de stress ou problemas em casa ou no trabalho?
• Quantas vezes você já ouviu esta crítica? Se ela está vindo de um número razoável de fontes independentes, então é tempo de sentar-se e refletir longamente sobre ela.
Algumas vezes pode ser interessante procurar conselho, obter uma segunda opinião de um outro líder de confiança, um colega pastor, ou um amigo, alguém um pouco mais objetivo do que você. Talvez seja também o caso de pedir a eles que acompanhem a situação quando você responder à pessoa que lhe critica, para depois relatar o ocorrido a ele(s) no futuro.
3. Responda à crítica
Na sua resposta, tente pensar em construir um relacionamento de longo prazo. É fácil saborear uma vitória no curto prazo mas perder para sempre uma oportunidade de fazer um bem espiritual a uma pessoa.
Se for possível, encontre-se pessoalmente com seu crítico em vez de responder-lhe por email ou telefone. Orem juntos e então calmamente exponha quais aspectos da crítica você aceita (pelo que você lhe agradece) e quais você não aceita. Se você admitir que estava errado, explique como você pretende pedir perdão às partes ofendidas e colocar as coisas nos eixos. Em circunstâncias muito extremas pode ser apropriado você colocar o seu cargo à disposição. Pergunte se a outra pessoa achou sua resposta satisfatória. Encerre com uma oração, pedindo ao Senhor para abençoar o relacionamento que vocês têm, não deixando o diabo entrar, e que todos possam crescer em amor e respeito mútuos.
4. Arrependa-se do seu erro ou pecado
Quando um toureiro é ferido, ele irá rever a filmagem do incidente, aprender do erro cometido, e acertar as coisas para o futuro. Da mesma maneira, o pastor deveria responder não somente aceitando que ele disse ou fez alguma coisa errada, mas também acertando as coisas para o futuro. O arrependimento não inclui só a tristeza pelo pecado, mas deixá-lo em direção a uma nova obediência e dependência do Espírito Santo.
Quatro atitudes que devem ser evitadas:
Rejeitar: sem dedicar um momento de reflexão você simplesmente descarta a crítica, a minimiza e segue em frente
Retaliar: de novo, frequentemente sem mesmo uma pausa, você ataca o ofensor ou critica a crítica
Ressentir-se: enquanto aparentemente você aceita o que foi dito, por dentro você ferve e fica amargamente emburrado
Resignar-se: você simplesmente se rende, desiste e foge
Quatro passos a serem seguidos:
1. Receba a crítica
Tanto se ela vier em forma verbal como escrita, a primeira coisa a fazer é orar por graça ao ouvir o que está sendo dito. Se a pessoa estiver na sua frente, ore no seu íntimo, olhe nos olhos dela, projete calma, evite linguagem corporal ou expressão facial hostis, e peça um tempo para pensar e orar sobre o que está sendo dito.
Você pode querer esclarecer a queixa mediante uma recolocação dela com outras palavras, isto com o fim de fazer com que todos os interlocutores compreendam exatamente como o problema está sendo exposto. Dê uma previsão mais ou menos clara de quando você pretende dar uma resposta (dentro de uma semana, digamos), e pergunte a ele(a)(s) que tipo de ação da sua parte ele(a)(s) gostaria de ver em resposta à queixa efetuada.
2. Reflita sobre a crítica
Questões para serem pedidas em oração incluem:
• É verdadeira? É pelo menos minimamente verdadeira? Tente encontrar nela um grão de verdade, se você puder.
• É proporcional? É uma tempestade num copo d’água? É feita dentro de um contexto de prévio e apropriado reconhecimento do trabalho do pastor? A crítica se estende além de um sermão ou incidente? É equilibrada na sua expressão ou se tornou hostil e exagerada?
• Quem está fazendo a crítica? Se ela vem de um cristão fiel, então você deve prestar muito maior atenção a ela do que a alguém que não professa ser cristão. Se um crente em especial tem uma teologia equivocada ou algum “hobby teológico” particular, então isto deveria ser levado em conta quando você avaliar a validade da crítica.
• Existe ago mais por trás da crítica? Seria o caso de stress ou problemas em casa ou no trabalho?
• Quantas vezes você já ouviu esta crítica? Se ela está vindo de um número razoável de fontes independentes, então é tempo de sentar-se e refletir longamente sobre ela.
Algumas vezes pode ser interessante procurar conselho, obter uma segunda opinião de um outro líder de confiança, um colega pastor, ou um amigo, alguém um pouco mais objetivo do que você. Talvez seja também o caso de pedir a eles que acompanhem a situação quando você responder à pessoa que lhe critica, para depois relatar o ocorrido a ele(s) no futuro.
3. Responda à crítica
Na sua resposta, tente pensar em construir um relacionamento de longo prazo. É fácil saborear uma vitória no curto prazo mas perder para sempre uma oportunidade de fazer um bem espiritual a uma pessoa.
Se for possível, encontre-se pessoalmente com seu crítico em vez de responder-lhe por email ou telefone. Orem juntos e então calmamente exponha quais aspectos da crítica você aceita (pelo que você lhe agradece) e quais você não aceita. Se você admitir que estava errado, explique como você pretende pedir perdão às partes ofendidas e colocar as coisas nos eixos. Em circunstâncias muito extremas pode ser apropriado você colocar o seu cargo à disposição. Pergunte se a outra pessoa achou sua resposta satisfatória. Encerre com uma oração, pedindo ao Senhor para abençoar o relacionamento que vocês têm, não deixando o diabo entrar, e que todos possam crescer em amor e respeito mútuos.
4. Arrependa-se do seu erro ou pecado
Quando um toureiro é ferido, ele irá rever a filmagem do incidente, aprender do erro cometido, e acertar as coisas para o futuro. Da mesma maneira, o pastor deveria responder não somente aceitando que ele disse ou fez alguma coisa errada, mas também acertando as coisas para o futuro. O arrependimento não inclui só a tristeza pelo pecado, mas deixá-lo em direção a uma nova obediência e dependência do Espírito Santo.
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