terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prepare o capacete: satélite cai do céu na sexta-feira

Pensando bem, um capacete não vai adiantar nada, melhor se esconder num bunker subterrâneo muito bem protegido, se é que você não quer ser "sorteado" nessa mórbida loteria espacial. A notícia é da Reuters:

Satélite "morto" da Nasa vai cair na Terra esta semana

CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - Um satélite científico desativado da Nasa deve cair na sexta-feira na Terra, espalhando detritos em algum ponto imprevisível do planeta, segundo cientistas da agência espacial norte-americana.

O Uars (Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior, na sigla em inglês) pesa 6,5 toneladas e foi colocado em órbita por um ônibus espacial em 1991. Ele funcionou durante 14 anos, fazendo medições do ozônio e de outras substâncias químicas da atmosfera.

Desde que completou sua missão, em 2005, o Uars vem lentamente perdendo altitude, por causa da gravidade terrestre. Na sexta-feira, a peça de 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro deve mergulhar na atmosfera, segundo o site da Nasa.

A maior parte do equipamento acabará sendo incinerada na queda, mas os cientistas preveem que até 26 peças, com um peso total de 500 quilos, poderão sobreviver ao atrito e cair em algum lugar do planeta.

A órbita do satélite sobrevoa a maior parte do planeta, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul.

A Nasa disse haver 1 chance em 3.200 de que uma peça do Uars atinja uma pessoa. O mais provável é que os destroços caiam no mar ou em terras desabitadas.

A agência está fornecendo informações atualizadas (em inglês) pelo seu site: www.nasa.gov/uars.

(Por Irene Klotz)




Observação: se você quiser ver a exata posição do satélite UARS em tempo real, visite o site Heavens-Above, que está fazendo um plantão online para informar minuto a minuto em que lugar do mundo a geringonça pode despencar. Assim você pode tirar o capacete por alguns minutos, mas só alguns minutos porque o satélite dá a volta no mundo rapidinho. Vá atualizando o mapa pouco a pouco para monitorar o perigo.



Abaixo um gráfico do trajeto do satélite e da probabilidade dele atingir um ser humano em algum lugar do planeta:





Atualização de 24/09/11:

Se você está lendo isso, pode guardar o capacete porque o satélite já caiu (supoe-se que atingiu o Canadá) e o perigo passou. A notícia é do UOL:

Nasa confirma queda de satélite na Terra; pedaços teriam atingido Canadá


O Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) entrou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa neste sábado (24). Por sua conta no Twitter, a agência espacial americana assegura que seus "restos caíram na Terra" entre 0h23 e 2h09 de Brasília, mas não detalha o local do impacto.

Segundo mensagens divulgadas do Twitter, mas ainda não confirmadas, algumas partes do satélite teriam caído na cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary. O UARS tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, mas a Nasa voltou a insistir na sexta-feira (23) que o risco para a segurança das pessoas é "muito remoto".

"O satélite estava passando sobre Canadá e África, assim como sobre vastas zonas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico", explica a Nasa. A agência espacial acrescenta que "o momento preciso da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza".

A agência garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de um em 3,2 mil de atingir alguém. Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra.


Um comentário:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails