domingo, 18 de setembro de 2011

Seita católica prevê fim do mundo para 2012



A turnê mundial do fim do mundo em 2012 segue firme e forte na estrada. A mais recente escala foi Porto Belo (SC), onde um grupo de católicos que se autointitula "Movimento Salvai Almas", sob a liderança de um autoproclamado "profeta" que diz ter visto "aparições de Nossa Senhora", promoveu o encontro que se chamou "Escada do Céu", entre os dias 10 e 17 de setembro. A sequência de eventos prevista pelo movimento inclui a quebra generalizada da economia mundial já a partir deste mês, o início da Terceira Guerra Mundial em 23 de maio de 2012, com o ataque nuclear de Israel ao Irã, e a volta triunfal de Jesus no Natal do ano que vem. Interessante notar o sincretismo religioso da seita, já que distribuem "lencinhos milagrosos de Nossa Senhora contra gases venenosos e com poder de cura". Nada muito diferente dos lencinhos suados que o autointitulado "apóstolo" Valdemiro Santiago reparte entre seus fiéis.

A notícia abaixo foi publicada na Folha de S. Paulo de hoje, com uma análise interessante do teólogo Pedro Vasconcelos, da PUC-SP:

Escada para o paraíso

Assim como a previsão do Calendário Maia , grupo de católicos espera pelo apocalipse em dezembro de 2012


ELIANE TRINDADE
DE SÃO PAULO

Para eles, o fim dos tempos tem data marcada: 21 de dezembro de 2012. São 200 fiéis católicos que passaram os últimos oito dias rezando e se preparando para o juízo final.

O encontro, intitulado "Escada do Céu", aconteceu entre os dias 10 e 17, em Porto Belo (SC), a 68 Km de Florianópolis. "Desde 1998, avisamos que o fim dos tempos está próximo", diz Arnaldo Haas, porta-voz do Movimento Salvai Almas. O grupo de leigos católicos alardeia que a "grande tribulação", prevista no Apocalipse, já começou.

Eles se guiam pelas previsões do catarinense Cláudio Heckert, 65, chamado de profeta. Desde 1997, o ex-escriturário, que cursou até a quarta série, relata aparições de Nossa Senhora, cujas mensagens transcreve em agendas.

O movimento está em sintonia com adeptos do Calendário Maia. "Embora fossem índios, Deus os usou para alertar a humanidade sobre o fim dos tempos", diz Haas.

Cláudio, que se professa católico apostólico romano e fiel ao papa, prevê uma série de eventos apocalípticos: a falência mundial a partir deste mês, com quebra generalizada nas bolsas de valores, e a Terceira Guerra Mundial, em 23 de maio de 2012, quando Israel lançaria uma bomba atômica contra o Irã.

E mais: o domínio do anticristo, quedas de asteroides e desastres naturais. "Ontem, fizemos novas perguntas à Nossa Senhora e ela disse que as datas não mudam mais", relatou Hass, na última terça.

Os seguidores do movimento acreditam que no Natal de 2012 terá início uma "Nova Terra". "Poucos estarão vivos, então", avisa o profeta, por meio de seu porta-voz. Cláudio não dá entrevistas "por ordem de Nossa Senhora".

As supostas revelações foram publicadas em 30 livros. Segundo Hass, best-sellers: 500 mil exemplares vendidos.

Os líderes do Salvai Almas recomendam ainda o uso do lencinhos brancos de Nossa Senhora "contra gases venenosos" e com poder de cura.

A Igreja Católica não reconhece as aparições de Nossa Senhora a Cláudio. Em março de 2003, d. Murilo Krieger, então arcebispo de Florianópolis, enviou uma carta a Cláudio afirmando que as presumidas revelações celestes "são apenas fruto de meditações privadas". Pedia que os livros não fossem mais difundidos sem aprovação.

PODER DE DEUS

Isso parece não incomodar os fiéis. "A Igreja acha que o Cláudio inventa mensagens de Nossa Senhora.

Para saber se é verdade basta conviver com ele e sentir o poder de Deus", diz a curitibana Bernadete Kopytowsky, 63.

Devotas como ela fizeram da Capelinha de Nossa Senhora do Sion, que teria sido construída a pedido da Virgem, ponto de peregrinação. Os gêmeos Ramon e Marco Ruiz, 26, saíram de São Paulo rumo a Porto Belo pela 15ª vez. Estão convictos de que, após três dias trevas, a volta de Cristo será no Natal de 2012.

Católicos praticantes, eles são analistas de telecomunicação e se graduaram em sistema de informação.

Ambos fazem parte do grupo de 72 membros do Salvai Almas escolhidos para missões até o juízo final.

"Nossa Senhora proibiu a todos de falar do fim dos tempos. Nossa função é rezar pelas almas do purgatório", diz Ramon.

Os "escolhidos" aguardam coordenadas celestiais via Cláudio. "Os padres preferem não falar. Assusta o povo", diz Marco. Ele parece tranquilo, mesmo diante da previsão de que "haverá mais derramamento de sangue dos cristãos do que em 2.000 anos de história". Vai casar em maio de 2012. "Temos de seguir a rotina. Jesus não quer ninguém parado quando voltar."




'É sintoma de uma crise', diz teólogo da PUC


DE SÃO PAULO

Para o professor da Faculdade de Ciências da Religião, da PUC-SP, Pedro Vasconcelos, a crença no "fim dos tempos" e em uma "nova era" são frutos do mesmo fenômeno.

"É uma expressão, um sintoma de crise. Quem está bem não tem que sonhar com o fim", diz o professor.

"Quem anseia por mudanças, em geral, não está bem alocado, seja do ponto de vista social, econômico ou emocional."

Estudioso de textos sagrados como o Apocalipse, ele ressalta que ao longo da história as profecias em torno do fim dos tempos, com base no texto bíblico, foram reinterpretadas inúmeras vezes.

Seja como for, 2012 está na pauta de católicos, alternativos e evangélicos. "Em 2012 virá uma mudança dos céus e não precisa ser místico para acreditar", diz o administrador Tomaz Ahau, 43. Ele e a mulher, a artista plástica Ludmila, 36, vão se mudar de São Paulo para uma ecovila em Pirenópolis (GO).

A mudança é pela crença em uma "nova era" em 2012. São ativistas do Movimento das 13 Luas, que propõe a troca do calendário gregoriano pelo Tzolkin, o Maia. "A frequência artificial de 12 meses e 60 minutos nos levou ao caos", diz Mara Greselle, que segue o calendário da paz.

Eles não creem no apocalipse em 2012, mas no "alinhamento planetário galáctico". Já a obra missionária Chamada da Meia Noite, com evangélicos de várias denominações, realiza em outubro o congresso "2012 e as Profecias", em Águas de Lindoia (SP). Já têm 500 inscritos.

"Em função do Calendário Maia e da visibilidade do tema, vamos tratar a questão à luz da Bíblia", diz o organizador, Markus Steiger. "Dizer que o mundo vai acabar em 2012 não tem fundamento." Mas crê no "arrebatamento". "Esperamos a volta de Jesus." Só não sabe quando.(ET)

15 comentários:

  1. O fanatismo religioso é perigoso pois induz pessoas "simples" e torna gente perigosa mais perigosa ainda...

    ResponderExcluir
  2. Este Site não prevê o fim do mundo para 2012 quem foi que disse?

    Se lerem o Site deles, eles apenas dizem que o Anti-Cristo aparecerá em 2012, do aparecimento do anti-Cristo aaté o fim do mundo muitas águas vão rolar!!!!

    Este título é meio que sensacionalista não acha? Apesar destes caras estarem mesmo formando uma seita!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Sã Doutrina,

    Agradeço seu comentário e reconheço que é muito difícil separar o limite do sensacionalismo quando se trata de previsão de fim do mundo, apocalipse, arrebatamento, volta de Cristo, etc., quando estes últimos meses têm sido tão cheios de notícias a este respeito.

    Por exemplo, o Dicionário Houaiss define "sensacionalismo" como sendo o "uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade". Por este ponto de vista, tanto a Folha como este blog não têm qualquer preocupação com a "veracidade" dessa notícia, já que é mais uma "profetada" como tantas outras que a gente está cansando de ouvir por aí.

    Então, respeitando a sua opinião, o título pode ser ou parecer sensacionalista, mas é difícil não sê-lo quando o assunto é este.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Paz,
    Pra quem não acredita, só resta uma coisa, dobrar os joelhos e se arrepender de seus pecados diante dos acontecimentos que estão por vir! Aguardem!!
    Estamos rezando por todo o mundo!

    ResponderExcluir
  5. uma coisa é certa,se vai ocorrer ou não,temos que aguardar os fatos,mas eu acredito que onde há fumaça,há fogo,porque nunca se falou tanto sobre o final dos tempos como agora......acho que alguma coisa muito séria está por vir......

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que o mundo possa acabar mesmo,mas quem pode dizer isso e Deus,so ele pode fazer isso,mas niguem,enquanto isso as pessoas mesmo vão se acabando aqui na terra.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que se prevê e foge muito ao padrão vivido e esperado, é sensacional, até que aconteça, portanto a prudência é o mais sensato. um pequeno exemplo: é quando a ciência analizando algo dá sua posição e depois descobre variantes, não observadas anteriormente, exemplo: já se cogita no meio cientifico que após um aquecimento que despeje determinada quantidade de água doce de degelo no oceâno, é possivel uma glaciação num prazo curtissimo, poucos meses, por enquanto sensacional( ou sensacionalimo) até que aconteça.

    ResponderExcluir
  8. fim do mundo é uma mentira,cês são vidente por acaso,bom pode até ser se Deus querer acabar com o mundo,mais vocês tão querendo ser mais que Deus,tão querendo saber mais do que Ele

    ResponderExcluir
  9. Depois que vi um documentario
    na tv "sky"
    nao consigo mais dormir
    tenho medo de tudo ate msm de um barulho
    de vento..
    preciso de ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos bombardeados todos os dias com uma série de informações, algumas sérias mas a maioria delas sem qualquer fundamento a não ser a fantasia de algumas pessoas. Portanto, não dê tanto valor a essas teorias e trate de viver a sua vida bem, aproveitando cada dia como se fosse o último, porque afinal ninguém sabe o dia de amanhã. Fique tranquilo(a) porque a possibilidade do mundo acabar em 2012 é praticamente nula (a não ser que apareça um cometa desgovernado, o que - cá entre nós - é quase impossível). Abraço!

      Excluir
  10. Não podemos estar preocupados com o final dos tempos. A preocupação cristã é com o hoje e o agora em vista de um futuro melhor. Nosso compromisso é com o presente, na da construção de um mundo de acordo com a vontade de Deus e de de uma vida eterna com Ele. Quanto ao final dos tempos. Só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  11. Pois é muitos por causa dessas profecias se prejudicaram de alguma forma. Uns financeiramente outros emocionalmente, chegando a casais as vias da separação. Com certeza a hora que Deus quiser agir não haverá avisos vai ser e acabou. Agora há necessidade de retratação por parte de seus lideres. É mais bonito chegar e falar que erraram ... porém esses erros prejudicaram muitas pessoas. E muitos que fazem parte do Movimento se afastam daqueles que não acompanham mais ou ficam vendo a distância. Não foi isto que Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou, foi bem ao contrário, logo vejo com preocupação os rumos que o Movimento está tomando. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  12. O fim dos tempos está ai e que viriam muitos e que se possivel fora enganaria até os escolhidos. Jesus sempre enfatizou os falsos profetas e que ele teria predito por que no grande dia não teriamos desculpa, muitos de cego entendimento guiando outros e levando ao inferno vamos aceitar a Cristo a quanto antes vamos se salvar povo cego.

    ResponderExcluir
  13. A galera é foda, tanta gente estudando, cientista, historiadores... que passam anos dentro de uma universidade, anos praticando e pesquisando e a galera não da a mínima credibilidade para eles. Agora aparece um loco, e os mais loucos ainda vai tudo onda. Acorda Galera!!!!!!!!!! Vamos parar de acreditar em estorinhas.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails