terça-feira, 10 de maio de 2011

Roma se prepara para o terremoto de amanhã

Se você planejava voar para a Itália hoje, talvez seja a hora de cancelar sua viagem. Sim, você pensou certo, o título deste texto é bizarro, assim como a notícia que chega da Itália e dá conta de que os romanos estão se preparando para o terremoto previsto para amanhã, quarta-feira, 11 de maio de 2011. Prever terremotos, ora direis! Absurdo, não? Mas é esta "previsão" de terremoto para amanhã que está fazendo muitos italianos reprogramarem a sua agenda e arranjar uma desculpa qualquer pro patrão para, inclusive, fugir da cidade antes que o sismo ocorra. E, já que você pode estar se perguntando, também não se trata de mais uma festinha de arromba do gênero arrasa-quarteirão promovida pelo irriquieto primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Desta vez ele não tem culpa nenhuma. Todo esse pânico se deve ao trabalho de Raffaele Bendandi (1893-1979), um pseudocientista místico, sismólogo autodidata jamais reconhecido pela comunidade científica, que, apesar de nunca ter formulado detalhadamente nenhuma teoria a respeito, baseava suas suposições (e previsões) na ideia de que determinados alinhamentos específicos da Lua, do Sol e dos outros planetas do sistema solar seriam os responsáveis pelos deslocamentos da crosta terrestre. Em 23 de novembro de 1923 ele registrou em um cartório de Faenza uma previsão de que em 2 de janeiro de 1924 haveria um terremoto na região de Marche, o que efetivamente aconteceu 2 dias depois em Senigallia, o que lhe valeu a fama depois da primeira página do Corriere della Sera chamá-lo de "Aquele que prevê os terremotos". Bendandi inaugurou algo que poderia, mal e porcamente, ser chamado de "astrologia sísmica", que teve um razoável número de seguidores. Parece que a Itália é terreno fértil para essas notícias excêntricas, e o temor dos italianos se justifica porque outro sismólogo (não amador), Giampaolo Giuliani, teria previsto o terremoto devastador de Aquila, em 6 de abril de 2009. Há controvérsias, entretanto, a respeito do pré-pânico para amanhã, já que não há nenhum documento que confirme que Raffaele Bendandi previu a data de 11 de maio de 2011 para o terremoto, e as notícias que circulam a respeito são rumores e boatos de internet (hoax). Talvez seja o caso de adiar a sua viagem, já que os italianos são muito supersticiosos, e Roma poderá estar deserta amanhã. Confira a notícia da Euronews:

Profecia: Roma entre o medo e a descrença

Para já são apenas profecias, mas em Roma muitos admitem não trabalhar esta quarta-feira.

Há mais de três décadas, o sismólogo Raffaele Bendandi previu que a cidade italiana iria ser sacudida por um violento sismo no dia 11 de Maio.

Pelo sim, pelo não há quem prefira deixar a cidade. Os que ficam agarram-se à religião:

“Creio que é impossível prever um sismo como este. Eu não acredito, mas quem sabe” refere uma mulher

“Em Roma temos o Papa e, enquanto, assim for nada nos vai acontecer” adianta um homem.

Bendandi acreditava a força resultante do alinhamento dos planetas estava na origem dos tremores de terra. Uma teoria contestada por vários especialistas:

“Um determinado alinhamento planetário não aumenta o risco de haver um terramoto. O dia 11 de março é, apenas, um das muitas datas em que são anunciadas catástrofes” afirma o sismólogo, Alessandro Amato.

Na mémória dos italianos está, ainda, bem presente o tremor de terra que em 2009 abalou a cidade de L’Aquila e que provocou mais de 300 mortos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails