sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seriam "atos proféticos" os cadeados e a tinta rosa?

Duas cidades, uma do Estado do Paraná e outra de São Paulo, separadas por cerca de 420 km de distância, estão surpresas e um tanto quanto assustadas com ocorrências bizarras que se tornaram rotineiras, lamentavelmente. Paredes e muros de casas e estabelecimentos comerciais em Cornélio Procópio (PR) têm amanhecido com estranhas marcas de tinta cor-de-rosa, conforme matéria veiculada no Jornal Hoje da Rede Globo de 26/05/11 (veja o vídeo no site do noticiário), cujo trecho ora se destaca:
Agora o que está na boca do povo é um suposto código do crime. Ladrões teriam marcado com tinta as casas que pretendem roubar. A empresa de Edson sofreu uma tentativa de assalto logo depois de receber a marca na parede. “Eu tenho certeza que uma coisa tem a ver a outra”, declara o comerciante.

Por sua vez, Cravinhos (SP) tem enfrentado outro tipo de problema, também bastante esquisito. Quando as pessoas saem para trabalhar de manhã, elas se deparam com uma situação inusitada: os seus portões estão trancados com cadeado. O detalhe sórdido é que o cadeado não é deles, razão pela que obviamente não possuem a chave e têm que ficar trancados em casa enquanto aguardam a visita do serralheiro ou do chaveiro que vêm para socorrê-los. O UOL Notícias informa, em matéria também datada do dia 26/05/11, o seguinte:

Moradores da região central de Cravinhos (290 km de São Paulo) estão precisando da ajuda de serralheiros para sair ou entrar em suas casas e locais de trabalho. Os portões dos imóveis vêm sendo trancados por cadeados, por desconhecidos, isolando os donos dentro de casa ou fora dela.

Para abrir passagem, as vítimas precisam arrombar as fechaduras. A polícia não tem pistas dos autores da “brincadeira”, mas classificou o crime de perturbação do trabalho ou sossego alheio, cuja pena é de três meses de prisão. A suspeita é de que os cadeados usados pelos suspeitos tenham sido retirados dos portões de outros imóveis na cidade.

É muito provável que tudo não passe de uma brincadeira de mau gosto de pândegos espirituosos, mas talvez fosse o caso de se investigar outra possibilidade infelizmente não tão remota nos dias atuais. Considerando o número de indivíduos que se dizem "evangélicos" e saem pelas cidades urinando em postes e terrenos baldios para "marcar território espiritual" (além de outras práticas exóticas supostamente "cristãs" como enterrar coisas e tocar shofar), tudo isso na onda de "atos proféticos" que assola muitas igrejas, talvez algum "pastor" iluminado tenha tido a brilhante ideia de marcar as casas com tinta rósea para lembrar o sangue do cordeiro da Páscoa que sinalizava os umbrais das moradias dos judeus escravizados no Egito, evitando que o anjo da morte os visitasse e levasse seus primogênitos (Êxodo 12), ou ainda tenha apelado aos cadeados para promover um espetáculo fanfarrão de "tá amarrado", "tomo posse" ou coisa parecida, já que o que não falta é ritual, simpatia, jargão e mantra para tantas loucuras que se instalaram em muitas igrejas ditas "evangélicas". Não dá pra duvidar de mais nada...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails