quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cristãos perseguem cristãos na China

Membros de uma igreja cristã perseguida pelo governo chinês estão enfrentando um problema inusitado. Se já não bastasse a perseguição policial que vêm sofrendo há 11 semanas, agora eles têm que aguentar a pressão que lhes faz a "igreja oficial cristã" da China, país que controla as religiões com mão de ferro através do Departamento de Assuntos Religiosos. Uma forma de cristianismo (mais próxima do tipo nestoriano) é legalmente aceita mediante a "igreja oficial cristã" chinesa, chamada Movimento Patriótico das Três Autonomias, também conhecida como Igreja dos Três Poderes, controlada pelo Partido Comunista, que sempre viu no cristianismo um potencial inimigo político que, já que não podia ser vencido, devia ser comandado com rédeas curtas. As demais comunidades cristãs não aceitam esta interferência do governo em suas atividades e são consideradas clandestinas, e esporadicamente sofrem algum tipo de repressão das autoridades do país.

A Igreja Shouwang é uma comunidade de cristãos que começou em um pequeno grupo de estudo bíblico dirigido pelo pastor Jin Tianming e atingiu rapidamente uma parte significativa da elite socioeconômica do país, a ponto deles alugarem salas em prédios comerciais para se reunirem como igreja. Houve uma repressão policial 3 meses antes dos Jogos Olímpicos de 2008, não muito pesada para não assustar o mundo que começava a desembarcar em Pequim, e eles se mantiveram relativamente tranquilos até depois das Olimpíadas, quando pediram o reconhecimento oficial do governo, o que - como era esperado - não foi deferido. Inconformada com a atitude e disposta à confrontação, em 2009 a Igreja Shouwang comprou o segundo andar do edifício Dahong Science and Technology Tower na região conhecida como Vale do Silício de Pequim pela soma equivalente a 4 milhões de dólares. O governo chinês então se assustou e impediu a igreja de conseguir as chaves do prédio, pelo que seus membros decidiram se reunir aberta e publicamente nas ruas. Isto obviamente lhes acarretou mais perseguição, e muitos membros perderam seus empregos e suas casas pela interferência governamental.

A recente movimentação por democracia nos países árabes, que teve forte conotação religiosa, deixou as autoridades chinesas ainda mais alertas e propensas à repressão indiscriminada, o que levou à prisão de centenas de membros nos últimos meses. Na prisão, além de enfrentarem os interrogatórios policiais, os cristãos da Igreja Shouwang também recebem a visita (não solicitada) de membros da igreja oficial, que utilizam de todos os artifícios possíveis para convencê-los a abandonarem sua comunidade e se juntarem à Igreja dos Três Poderes, chegando, inclusive, a esgrimir argumentos teológicos para desqualificarem sua atitude de aberta oposição às determinações governamentais chinesas.

Apesar de toda essa pressão e da perseguição implacável, os membros da Igreja Shouwang seguem firmes e perseverantes na sua fé, embora tenham no íntimo a convicção de que, humanamente falando, não têm qualquer condição de combater o governo comunista da China. Querem, entretanto, que o seu exemplo sirva para - num futuro próximo - abrandar as restrições que pesam sobre os cristãos subterrâneos do país. Oremos pelos nossos irmãos chineses, para que sejam fortalecidos na fé, suportem a barbárie e vençam esta batalha em Cristo.

Fontes: Baptist Press, Northumberland Today e Missão Portas Abertas

3 comentários:

  1. enquanto os cristãos no brasil briga pelas ovelhas dos outros ai a fora prescisa de obreiros, mas p fora tem que gastar ai não querem

    ResponderExcluir
  2. Não é hora de brincar meus queridos... pensão q a perseguição vai ser só lá ... pode ter certeza q a preseguição vai começar aqui no Brasil também... só esperem e verão...

    ResponderExcluir
  3. Um Cristão vai perseguir o outro kkkkk já vejo muitos ficarem se debatendo um com o outro e um falando mal do outro e julgando uma igreja e outra. CADÊ A UNIDADE DAS IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL?? de que amor falam??? que evangelho pregam???

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails