segunda-feira, 27 de junho de 2011

Imagens de santos causam polêmica na parada gay de SP


A notícia é do Jornal da Tarde:

Uso de santos vira polêmica na Parada Gay

A 15.ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu neste domingo cerca de 4,5 milhões de pessoas, segundo os organizadores. E causou polêmica usando santos em uma campanha pelo uso de preservativos. Em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos representando ícones como São Sebastião e São João Batista apareciam seminus junto com as mensagens: “Nem Santo Te Protege” e “Use Camisinha”. “Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião”, diz o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame.

Ao eleger como tema da parada a frase “Amai-vos Uns Aos Outros”, a organização uniu a vontade de conclamar seguidores com a de responder a grupos religiosos – que vêm atacando o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Na Marcha para Jesus, quinta-feira, a decisão do Supremo Tribunal Federal em favor da união estável homoafetiva foi atacada.

As opiniões de evangélicos dissidentes, que fundaram igrejas inclusivas e agora acompanham a parada, nem sempre convergem. “Não tinha necessidade de usar pessoas peladas para representar santos. Faz a campanha, mas não envolve as coisas de Deus”, acha a pastora lésbica Andréa Gomes, de 36 anos, da Igreja Apostólica Nova Geração. “A campanha foi mais de encontro com os ditames da Igreja Católica. Nós não temos santos”, diz o pastor José Alves, da Comunidade Cristã Nova Esperança. Os 12 modelos que posaram para campanha animaram o trio elétrico 16. Suas imagens vão decorar também caixas dos 100 mil preservativos que a organização pretende distribuir neste ano.

O cardeal d. Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, classificou como “infeliz, debochada e desrespeitosa” a colocação de cartazes com imagens de santos católicos em postes da Avenida Paulista, durante a Parada Gay. Para o cardeal-arcebispo, o “uso instrumentalizado” das imagens por parte da organização do evento “ofende o sentimento da Igreja Católica”.

“A associação das imagens de santos para essas manifestações da Parada Gay, a meu ver, foi infeliz e desrespeitosa. É uma forma debochada de usar imagens de santos, que para nós merecem todo respeito”, disse d. Odilo. “Vamos refletir sobre medidas cabíveis para proteger nossos símbolos e convicções religiosas. Quem deseja ser respeitado também tem de respeitar.”

Para o cardeal, a organização da Parada Gay pregou os cartazes “provavelmente” para atingir a Igreja Católica. “Porque a Igreja tem manifestado sua convicção sobre essa questão e a defende publicamente.”

12 comentários:

  1. "Quem deseja ser respeitado também tem de respeitar."

    Acho que essa frase resume tudo! Respeite o direito que as pessoas tem pensar que a união homossexual não é abençoada por Deus!

    O problema é quando um grupo pensa que é capaz de atingir a fé das pessoas. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Defender o orgulho G tudo bem,mais apelar para a Igreja.....KKKKKKKKKKKKK
    Nem vou criticar,acho que agora sim acharam os lugares certinhos dos santos da igreja católica,Idiota será o sacerdote que reclamar disto,pois des do inicio os santos foram desenhados para seduzir,para atrair,é a arte barroca e Romantismo,quem estuda Historia,Historia da arte sabe disto!!!
    Pois os Santos não eram tão lindos como se pintam!
    E cá para nós tbm,Igreja católica é uma das religiões mais podres do mundo des do inicio,quando falavam com seus feudos que o rei era enviado por Deus,e agora pleno século XXI,ela vê que não tem tanto poder como era antes,vem tentando esconder a sujeira debaixo do tapete,com tantos pedofolos, políticos,aquela gaga do papa que chamam de santidade que é contra a camisinha,contra o aborto mesmo sendo pela saúde e vida da mãe e outras porqueiras que sabemos que passa dentro da igreja católica,o que é usar imagens de "santos" na parada gay?
    Muitos destes santos foram homens,ser humanos,pecadores,com historia boas e ruins como todos nós temos,tá longe do homem virá santo!
    Só o catolicismo mesmo para se enganar assim,achando que é dono da plena salvação!!!
    Dai-me paciência,e Parabéns a parada gay de Sampa,colocou direitinho os santos em seus lugares,todos parados metidos a santos,bem que os santos poderiam está usando a camisinha,pois é assim que já muito padres na sacristia e ainda falando para mim não contar para ninguem não que era segredo nosso!
    Váaaaaa!!!.......
    Só estou postando anônimo pq não tenho conta com foto para mostrar a cara mais deixo minha assinatura: Gitano Jagger Junnyor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindinho,cala a sua boquinha com alguma coisa, e nao tente se fazer de instruido, ignorante.

      Excluir
  3. POVO INFELIZ.... A IGREJA É A VERDADEIRA DEFESA DA FAMÍLIA... O MUNDO ESTÁ PERDIDO... MAS DEUS É A SOLUÇÃO PARA ESSA PODRIDÃO

    ResponderExcluir
  4. lutar contra respeito tudo bem mas pera aí... lutar por respeito desrrespeitando os outros isso já é burrice , não importa se a instituição é podre ou não... o que importa é a fé das pessoas que foi motivo de piada nesse infeliz dia das deformadas monstras drags e dos prostitutos gays que frequentam esse tipo de ato hora hora sou gay mas isso é lamentavel as pessoas so vão pra lá com um intuito trazer com tudo e com todos

    ResponderExcluir
  5. Gitano Jagger Junnyor esse aí é autor do comentário que julga e condena pois quem ama não condena

    ResponderExcluir
  6. Bando de gays sem vergonha que vem fala mal da fé dos outros

    vcs mesmos nem se respeitam seus boiolas que gostam de queimar a rosca não sabe nem o que dizem
    nem amam o proprio corpo ... lamentavel

    ResponderExcluir
  7. Isso é uma falta de respeito quem quer ser respeitado tem que respeitar!!!!!!
    Vai criar vergonha na cara bando de desocupados coloca o pai dele pelado mostrando tudo lá pra ver se vão gostar cambada de desocupados se fé em Deus!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. nossa esses povos de hoje em dia descuraram da oracao e aos gays olha vai fazer oq vc quer mais um dia jesus vai vim e vcs vao com o demonio para o irfrno olha se vcs acham que sao joao bastista sao sebastiao sao judas vao deixar assim estao muito enganados eles vao condenar vcs e lançarem ao fogo

    ResponderExcluir
  9. sabe oq e e INTOLERANCIA RELIGIOSA entede pq se eles nao quer que a gente fale mal deles tanbem fazam por merece

    ResponderExcluir
  10. Esses gays que falam mal das religioes prinopalmente a catolica e porque merecem se queimados em.praca publica. Bando de safados.

    ResponderExcluir
  11. Todos vocês deveriam ler mais a bíblia e depois vocês vão ver porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra que Deus tenha misericórdia de todos nós

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails