sexta-feira, 10 de junho de 2011

Não falta candidato mórmon à presidência dos EUA


Os mórmons estão em alta na política norteamericana, todos pelo conservador Partido Republicano, obviamente. 

O artigo abaixo, publicado no Estadão, fala mais de Mitt Rommney e não cita Glenn Beck, o apresentador de rádio e da TV Fox News, que gosta mais de dar pitaco em matéria religiosa, como no ano passado, em que "desautorizou" o Concílio de Niceia no seu programa de TV. 

Os mórmons estão surfando na onda do fundamentalismo evangélico que apoia os republicanos. Romney e Beck são os dois maiores expoentes mórmons, com projeção nacional e que estão sendo sondados para uma eventual candidatura à Presidência dos EUA nas eleições do ano que vem. 

Além de terem que enfrentar o presidente Barack Obama, que já anunciou sua candidatura à reeleição e vem recuperando popularidade, tudo indica que não vai ser tão fácil convencer os católicos e as muitas denominações evangélicas norteamericanas de que os mórmons jogam no mesmo time deles:


'Questão mórmon' pode perseguir candidatura de Romney nos EUA

ROS KRASNY - REUTERS

O republicano Mitt Romney lançou-se à sua segunda campanha à Presidência dos Estados Unidos, com um aparato menor e uma mensagem centrada nos problemas econômicos do país.

A "questão mórmon", porém, ainda vale para o ex-governador de Massachusetts: será que os norte-americanos estão prontos para colocar um mórmon na Casa Branca?

Pesquisas indicam que os eleitores norte-americanos aceitam mais a ideia agora do que quando Romney se lançou pela primeira vez como candidato, em 2008. Nos extremos, entretanto, muitos ainda desconfiam dos mórmons.

Uma pesquisa da Universidade Quinnipiac desta semana indicou que os eleitores se sentem menos confortáveis com a ideia de um presidente mórmon do que um líder de qualquer outra religião, sem ser a muçulmana, ou ateu.

"O fato de que menos da metade dos eleitores têm um opinião favorável sobre a religião provavelmente se tornará uma questão política com a qual o governador Romney terá de lidar", disse Peter Brown, do Instituto de Pesquisas da Universidade Quinnipiac, em Connecticut.

Romney tem laços mais estreitos com o mormonismo do que outros mórmons da política norte-americana, como o líder democrata do Senado, Harry Reid, e Jon Huntsman, seu possível rival republicano na indicação do partido.

Integrante da quinta geração de religiosos -- seus antepassados já estavam envolvidos com a religião em meados da década de 1850 --, Romney é ex-bispo do templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Massachusetts.

Romney, porém, cuja mensagem de campanha vem ganhando força entre os eleitores, tem buscado evitar ser definido pela religião.

"Eu separo muito bem as questões de fé pessoal da liderança que uma pessoa tem de ter no sentido político", disse o republicano numa entrevista à CNN esta semana.

"Você não começa a aplicar as doutrinas de uma religião à responsabilidade de guiar uma nação ou um Estado."

7 comentários:

  1. Eu acho pelas entrevistas dele que sabe separar muito bem religião de política e conheço muitos mórmons que são ótimas pessoas, sempre se preocupando em fazer o bem e não o mal as pessoas, eu acredito que ele faz o mesmo, e na religião dele é proibida dentro da igreja propagandas políticas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou mormon e tenho certeza que os EUA vai ter um EXCELENTE presidente.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria que ele fosse investido do poder na política assim como o sacerdócio de Melquisedec...e que esse poder o ajudasse nos últimos dias...mas o Senhor é que sabe qual é realmente o lugar dele Mitt Romney....tenho medo deles os evangélicos confundirem ele com a besta ....deixemos nas mãos do Senhor...mas quem sabe também será uma oportunidade de nós mormons sermos mais conhecidos pelos nossos feitos e sermos mais respeitados....vamos torcer e deixar nas mãos do Senhor que proteja nosso candiato...meu voto é dele é claro...

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia...eu sou mórmon e sei como funcionam as coisas na igreja...tudo na mais perfeita ordem...e nos separamos muito bem religião de plítica....acho que ele vai ser um exelente presidente

    ResponderExcluir
  5. (P...) (mórmon).
    QUANDO AS PESSOAS TIVEREM QUAIS QUER DÚVIDAS SOBRE COMO OS MÓRMONS ADMINISTRAM BEM O DINHEIRO COM HONESTIDADE, BASTAM OLHAR PARA OS TEMPLOS E CAPELAS MÓRMONS QUE IRÃO PERCEBER COMO UM MÓRMON PODERÁ USAR AS FINANÇAS DE UM PAÍS PARA O ADMINISTRAR COM HONESTIDADE e SABEDORIA . ALÉM DISSO, NÓS TEMOS VÁRIOS ÓTIMOS EXEMPLOS DE COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA MÓRMON NO MUNDO (UM EXEMPLO é o dono da Azul - Linhas Aéreas brasileiras) o querido irmão David Nelleman. Quem assistiu o programa (É notícia)na REDE TV no final de 2011 Onde o entrevistado David Nelleman conta a sua história de sucesso. Através dela, nós podemos ver que a religião mórmon teve grande influência na formação do caráter profissional que gerou o enorme sucesso profissional do David Nelleman. Acho que o simples fato de ter um mórmon na preidência dos Estados Unidos, é motivo para qualquer outra religião apoiar_tendo em vista que nós mórmons e os outros evangélicos adoramos o mesmo Deus Jesus Cristo e o Espítrio Santo_e sendo assim, estamos juntos nessa caminhada.
    Sabemos que afinal todo país tem o que merece. Os EUA merece um presidente mórmon. Os EUA na minha opinião é o país mais honesto do mundo.
    Mas vamos ficar bem atentos à um detalhe que é o que preocupa muita gente=>não é o fato de que poderão ter um mórmon no poder não( isto porque é verdade mesmo que a igreja não se une com partidos ou políticos).
    O que pode estar incomodando é o fato de ter um HONESTO =MÓRMON=HONESTO no poder..
    Agora me digam : estou mentindo?!

    Bye! Bye!

    ResponderExcluir
  6. Eu não entendo porque tanta dicriminação com mórmons, se eles soubessem como somos, como pensamos e agimos saberiam que a melhor escolha dos EUA é o Romney. Eu tenho certeza que ele não vai obrigar ningém a ser mórmon ou algo do tipo e muito menos ser desonesto com a população!!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails