segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sócrates é absolvido 2.410 anos depois

A justiça tarda, mas não falha. Tudo bem que se tratou apenas de uma simulação de julgamento promovida pela comunidade grega norteamericana. Tudo mal que o veredito final não tenha correspondido àquele que condenou Sócrates à morte por auto-suicídio com cicuta mais de 2 milênios atrás. Segundo noticia o site USA Greek Reporter, o Tribunal Federal de Nova York (The Federal Court of New York) foi o lugar onde foi encenado o julgamento do filósofo grego, considerado por muitos - justamente - como o Pai da Filosofia. Seguindo os antigos ritos processuais gregos, Sócrates foi indiciado nas mesmas acusações que o condenaram à morte: "impiedade para com os deuses" e "corrupção de jovens", expediente utilizado por seus adversários para tentar impedir sua revolucionária influência à época. Eminentes juristas de Nova York participaram do "julgamento" e coube ao advogado Benjamin Brafman representar o papel de Sócrates. Após profundos debates entre acusação e defesa, o veterano filósofo foi considerado inocente.

Ainda que a existência de Sócrates seja controversa (há estudiosos que o consideram uma "personificação fictícia" da escola de pensamento que Platão e outros sábios teriam inaugurado), a sua influência na história da humanidade, sobretudo do lado da civilização ocidental, é inegável. Se Sócrates estivesse presente ao seu julgamento de 2011, provavelmente teria dito que não o aceitava e ficaria mesmo com o veredito de 399 a.C., já que rejeitaria o anacronismo do fato, visto que não se pode julgar o homem de uma era com os preceitos de outra (supostamente) mais avançada. O tempo de Sócrates é um daqueles momentos fundadores da civilização, em que ele combatia o relativismo e a inconsequência dos sofistas, e pregava a necessidade de valores absolutos para a sobrevivência da sociedade em que vivia. Tempos difíceis e instáveis eram aqueles, e mesmo sabendo que podia ter evitado a sua morte com a ajuda de amigos influentes, Sócrates foi fiel ao que pregou. O seu ideal de justiça exigia que, naquele momento específico da história, ele se submetesse rigorosa e fielmente ao juízo de seus pares, mesmo que fosse injusto e ainda que isto significasse a sua morte. Acima do interesse individual, era imperioso estabelecer princípios organizadores (e absolutos) para a vida em sociedade. Mais do que o discurso, portanto, Sócrates deixou o exemplo, e é por isso que todos aqueles que prezam a democracia, o direito e a (ainda que fluida) justiça, nunca podem perder a oportunidade de homenageá-lo.

Um comentário:

  1. Oie Sou Fábio Mariz do BLOG => Mariz.Moda , olhando aqui uns blogs, encontrei o seu, adorei assim que vi seu blog e já estou seguido, visite o nosso e seja um seguidor.

    #ABRAÇOS

    (http://www.marizmoda.blogspot.com)
    Siga-nos no twitter:
    @FabioMarizReal & @MarizModa

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails