sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vaticano preocupado com Bíblia de 1.500 anos apreendida na Turquia





Uma estranha Bíblia está provocando certa comoção no mundo católico e islâmico, envolvendo um pedido especial do Vaticano à Turquia, para que a verificasse, segundo conta Marco Tosatti, no seu blog San Pietro e Dintorni, no site do jornal italiano La Stampa. O manuscrito teria cerca de 1.500 anos de idade e havia sido apreendido em 2000 numa operação anti-receptação de relíquias e objetos antigos levada a cabo pela polícia turca. Recentemente a referida Bíblia foi requisitada pelo Museu Etnográfico de Ankara, sob cuja guarda se encontra presentemente, mas os jornais turcos Bugun e Zaman se interessaram pelo achado e começaram com as especulações. Tratar-se-ia, portanto, de uma Bíblia escrita em aramaico com alfabeto siríaco, sobre lâminas de couro, e valeria no mercado de antiguidades roubadas algo em torno de 17 milhões de euros, ou seja, são super valorizadas. Apenas as fotocópias estão avaliadas entre 1,3 e 1,7 milhão de euros. Um outro jornal turco, o Star, foi mais longe e suspeitou que pudesse ser uma cópia muito antiga do controverso evangelho de Barnabé, que os muçulmanos dizem que seria um evangelho originalmente aceito no cânon, mas que depois teria sido dele retirado por conter uma profecia a respeito de Maomé, que viria a ser o fundador do islamismo no século VII d. C., e teria uma identidade muito grande com a versão de Jesus que é apresentada no Alcorão. Esta é, na verdade, (mais) uma teoria da conspiração antiga sobre os evangelhos apócrifos, que não se sustenta ante as evidências históricas e mesmo contextuais. Há fortes suspeitas, por exemplo, de que o suposto evangelho de Barnabé tenha sido escrito no século XIV, já que faz referência aos 9 céus que Dante fez famosos na sua obra "A Divina Comédia". De qualquer maneira, o Vaticano parece estar preocupado com o conteúdo dessa tal Bíblia de 1.500 anos, e é bem provável que, muito em breve, ouçamos muita gente falando dela. Aguardemos, então.



Um comentário:

  1. interessante! a Turquia apesar de actualmente ser uma Estado maioritariamente muçulmano tem bastantes relíquias cristãs

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails