domingo, 8 de maio de 2011

Portugal dá "tapa na cara" da ingrata Finlândia


Como já se sabe, Portugal enfrenta uma grave crise financeira que afeta toda a sua população, o que já gerou inclusive comentários maldosos que defendiam sua anexação pelo Brasil, além de já estar ocorrendo uma pequena, mas sensível fuga de talentos jovens para a sua ex-colônia sulamericana. 

Enquanto a União Europeia funcionou razoavelmente bem, tudo eram flores, mas agora Portugal necessita urgente e desesperadamente de um pacote de ajuda econômica de suas contrapartes no continente. 

Um dos maiores focos de resistência ao resgate das finanças portuguesas vem de um co-irmão europeu de quem eles não esperavam tal atitude - a Finlândia -, onde o partido "eurocético" True Finns tem ganho crescente poder nas urnas, segundo informa o Jornal de Notícias

Agora fico sabendo pelo blog LopAuLoS™, de Fábio Paulos, que houve uma resposta dura - sem perder o bom humor - dos portugueses aos finlandeses, lembrando-os da importância histórico-cultural e do legado de conquistas da pequena e gloriosa nação ibérica para o mundo, e do próprio fato dos lusitanos terem repartido o pouco que tinham em 1940 para ajudar a então faminta e miserável Finlândia, mesmo que estivessem também atravessando sérias dificuldades econômicas. 

Para denunciar a ingratidão dos nórdicos, além da carta do jornalista português Hélder Fernandes, foi produzido o vídeo abaixo (originalmente em inglês) para ser veiculado no país escandinavo, que deve ter preocupado a finlandesa Nokia. 

O vídeo tem algumas imprecisões e omissões históricas, um "humor" discutível (como comparar os Ronaldos de cá e de lá, ambos irrelevantes para mim), mas o resultado é muito bom. 

Resta saber se os (tradicionalmente gelados) finlandeses captarão a tórrida mensagem:



Alertado pelo Fábio Paulos, em seu blog LopAuLoS™, segue abaixo a resposta (fraquinha e "tô-nem-aí") dos finlandeses, também em vídeo postado no youtube:


7 comentários:

  1. Adorei o Post, e obrigado por ter feito referencia ao meu.
    Mas os nossos 'jovens talentos' não fogem so' para o Brasil, fogem para todo o lado, infelizmente. Hoje fiquei a saber que o Ministro das Finanças Britânico também não está a ver com bons olhos esta ajuda a Portugal. Já seria de esperar Inglaterra sempre foi nossa aliada há muitos, muitos anos, e sempre ficamos a perder com esta aliança, acho que nunca saímos a ganhar. É triste ver como nos estão a tratar agora os nossos parceiros europeus, a União Europeia está com os dias contados, so' existe desunião.
    Este video merece ser partilhado vezes sem conta e não so' para os Finlandeses.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fábio!

    Obrigado pelo elogio e pela dica. Lamento profundamente por esta crise que passa Portugal, mas talvez esta seja uma oportunidade de reavaliar as parcerias e os projetos de nação. Faço votos de que os portugueses encontrem o seu caminho, e que ele seja muito melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. eu também lamento esta crise, mas fomos nós que nos deixamos andar e chegar a este ponto, e agora não temos volta a andar, é olhar para a frente e esperar por dias melhores. Pode ser que o novo governo que vamos eleger no dia 5 de Junho tenha orgulho no país e que meta isto em ordem de uma vez por todas.

    Achei interessante o post e por isso partilhei o na minha pagina do blog no Facebook, espero que não te importes.

    ResponderExcluir
  4. que os portugueses saibam escolher um governo e um destino melhor então, Fábio.

    fica à vontade para partilhar o que queiras, agradeço a deferência.

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. já existe "retaliação" por parte da Finlândia, mas é fraquinha em relação à nossa.

    http://lopaulos.blogspot.com/2011/05/retaliacao-da-finlandia.html

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Fábio!

    Já editei o texto e incluí o vídeo finlandês.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. vamos lá ver é se esta 'guerra' acabará por aqui :S

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails