Arqueólogos israelenses estão intrigados com uma gigante estrutura de pedra, que chamam de "monumental", descoberta nas profundezas do Mar da Galileia.
O tal "monumento" em forma de cone é feito de pedras de basalto e estima-se que pese cerca de 60.000 toneladas, com cerca de 10 metros de altura por 70 metros de diâmetro.
Ainda não foi possível determinar qual era a finalidade da estrutura encontrada, nem a sua idade, embora seja parecida com outros sítios funerários do terceiro milênio antes de Cristo.
As pedras de basalto chegam a ter cerca de 1 metro de comprimento, e o pesquisador Yitzhak Paz, da renomada Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Ben-Gurion, acredita que tenham mais de 4.000 anos de idade.
O achado estaria localizado a cerca de 1,5 km do local em que arqueólogos acreditam em que está o sítio de "Bet Yerah" (ou "Khirbet Kerak"), que era um dos maiores povoados da região durante o terceiro milênio antes de Cristo.
Desde 2003 já havia evidências de que havia alguma construção feita por humanos submersa no local, e foram necessários 10 anos para que as investigações se aprofundassem (literalmente), a fim de revelar o achado para o mundo.
Muito ainda há por pesquisar no Mar da Galileia, mas são promissoras as perspectivas de se compreender um pouco mais sobre o passado remoto de Israel.
Fonte: NBC News Science e LiveScience