sexta-feira, 12 de abril de 2013

Arqueólogos encontram monumento gigante submerso no Mar da Galileia


Arqueólogos israelenses estão intrigados com uma gigante estrutura de pedra, que chamam de "monumental", descoberta nas profundezas do Mar da Galileia.

O tal "monumento" em forma de cone é feito de pedras de basalto e estima-se que pese cerca de 60.000 toneladas, com cerca de 10 metros de altura por 70 metros de diâmetro.

Ainda não foi possível determinar qual era a finalidade da estrutura encontrada, nem a sua idade, embora seja parecida com outros sítios funerários do terceiro milênio antes de Cristo.



As pedras de basalto chegam a ter cerca de 1 metro de comprimento, e o pesquisador Yitzhak Paz, da renomada Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Ben-Gurion, acredita que tenham mais de 4.000 anos de idade.

O achado estaria localizado a cerca de 1,5 km do local em que arqueólogos acreditam em que está o sítio de "Bet Yerah" (ou "Khirbet Kerak"), que era um dos maiores povoados da região durante o terceiro milênio antes de Cristo.



Desde 2003 já havia evidências de que havia alguma construção feita por humanos submersa no local, e foram necessários 10 anos para que as investigações se aprofundassem (literalmente), a fim de revelar o achado para o mundo.

Muito ainda há por pesquisar no Mar da Galileia, mas são promissoras as perspectivas de se compreender um pouco mais sobre o passado remoto de Israel.






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails