sábado, 13 de abril de 2013

Escócia pode legalizar casamento jedi

Enquanto você fica aí preocupado com casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Escócia está milênios e galáxias à frente. Por lá, já estão discutindo uma lei para validar o casamento jedi.

Sim, é isso mesmo que você leu: jedi. O clã de guerreiros defensores da "Força" na série "Guerra nas Estrelas" já tem o status de "religião" em alguns países do mundo, sendo que o ramo escocês pode ter, em breve, a sua cerimônia de casamento oficializada pelo governo.

No projeto de lei que está sendo discutido no parlamento da Escócia, ainda em fase de consultas públicas, organizações como a Sociedade dos Cavaleiros Jedi e a Sociedade da Terra Plana pleiteiam o direito de realizar casamentos "religiosos" com efeitos civis.

Alegam, para tanto, que embora não sejam exatamente uma religião na definição própria do termo, representam um "sistema de crença" que deve ser igualmente respeitado.

A Igreja Livre da Escócia, denominação presbiteriana com forte influência no país, manifestou a sua preocupação com a banalização do matrimônio civil mediante uma atitude que parece ter objetivos muito mais jocosos do que propriamente religiosos.

Por sua vez, o governo escocês alega que pretende estabelecer regras muito claras, inclusive com exames minuciosos das "religiões" pretendentes, a fim de não se perder a solenidade oficial que reveste o casamento civil.

Suspeita-se que, na verdade, o que os jedis querem é encontrar uma maneira diferente de cortar o bolo de casamento sem utilizar a faca.



A propósito, o casamento entre pessoas do mesmo sexo está incluído no mesmo pacote legislativo.

Abaixo, você pode ver um vídeo de um casamento jedi (ou com motivação jedi) no Brasil.

A fonte da notícia acima é a BBC.




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails