Vale a pena ver o vídeo abaixo, o Rev. Augustus Nicodemus Lopes, chanceler da Universidade Mackenzie, no programa Academia em Debate da TV Mackenzie, entrevista Paulo Romeiro, Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e professor da mesma disciplina na Universidade Mackenzie.
Dizendo que o Brasil é "um país místico obcecado com o sobrenatural", "crê-se em tudo", Dr. Paulo Romeiro fala da religiosidade multifacetada e da dicotomia entre "pastores fiéis e que dão bom testemunho" e "líderes megalomaníacos, personalistas, egoístas até".
Falando sobre o "evangelho diluído" que é pregado em muitas igrejas, o programa investiga ainda o que seria a tão falada "cristofobia", será que ela verdadeiramente existe ou se os evangélicos estão sendo perseguidos pela razão errada.
A conversa traça um cenário realista (e assustador) do atual momento das igrejas evangélicas no país, com todo o seu pluralismo, sincretismo, a "hermenêutica da ganância", suas diferentes fases históricas e o atual ativismo político exacerbado.