quinta-feira, 25 de abril de 2013

Diocese de Bauru exige que padre Beto se retrate sobre declarações polêmicas


Padre Roberto Francisco Daniel, ou "Padre Beto", é uma figura muito conhecida em Bauru, cidade de cerca de 350.000 habitantes no centro do Estado de São Paulo.

Muito querido por boa parte da população local, o sacerdote não se omite na hora de dar declarações sobre assuntos polêmicos, como espiritismo, suicídio, fidelidade, adultério,   bissexualidade, homossexualidade e outros temas controversos, como ocorreu na entrevista que concedeu a pessoas que se identificam como espíritas do portal Bauru TV no youtube, em duas partes, como você pode ver abaixo:



No segundo vídeo, padre Beto diz que "uma pessoa que tem um relacionamento extraconjugal, e que este relacionamento é aceito pelo cônjuge, aqui existe fidelidade. O que é fidelidade? É transparência. Eu estou jogando limpo. Eu estou abrindo o jogo. Eu estou falando: 'é isso o que eu quero. Você aceita?'. Se a pessoa aceitar, é opção dela também. Então aqui todos estão jogando limpo".

Mais adiante prossegue afirmando que “se a ciência humana está constatando que hoje em dia não dá mais para você enquadrar o ser humano em homossexual, bissexual ou heterossexual, nós deveríamos nos enquadrar simplesmente como seres sexuados e que o amor pode surgir em qualquer desses níveis, se a ciência está chegando a este ponto... não é..., de nos levar a esse nível de consciência, a Igreja precisa estudar bem isso, caso contrário ela vai cometer um pecado. Qual pecado? O pecado de não saber amar o seu próximo.  Eu sei amar o meu próximo a partir do momento em que eu conheço esse próximo. Então a Igreja tem que mudar sim, ela vai ter que mudar, mas não porque a sociedade mudou, mas porque a ciência e conhecimento humano evoluiu [sic]”.

Quem não gostou nada das declarações do sacerdote foi o seu superior imediato, D. Frei Caetano Ferrari, bispo da diocese de Bauru, que emitiu nota pública "pedindo" (no popular, exigindo e impondo prazo) que o padre Beto se retrate de suas declarações, com os seguintes dizeres:
Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.

Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz.

O bispo D. Ferrari foi entrevistado também pela repórter Nilessa Tait, da TV TEM, afiliada da Rede Globo em Bauru (SP), e pelo jeito ele próprio providenciou uma, digamos, gravação paralela, para se certificar de que suas palavras não seriam desvirtuadas ou manipuladas:


Em entrevista ao portal G1, o padre Beto declarou que "ainda estou analisando o que farei a respeito dessa retratação que eles me pedem. Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus, além de negligenciar o meu papel como padre”.

Preparem-se, católicos de Bauru e região: vem muito pano pra manga por aí...



Atualização de 29/04/13: o bispo de Bauru excomungou o padre Beto, leia a íntegra da nota da diocese clicando aqui.






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails