terça-feira, 30 de abril de 2013

Pesquisa revela que ateus não conseguem se desvencilhar da ideia de Deus

Psicólogos finlandeses realizaram uma pesquisa que revelou que ateus se sentem especialmente desconfortáveis quando se propõe que eles desafiem Deus a fazer coisas terríveis diretamente relacionadas a eles ou pessoas que lhes são queridas.

A equipe, liderada por Marjaana Lindaman, da Universidade de Helsinki, concluiu que "os resultados permitem inferir que as atitudes dos ateus em relação a Deus são ambíguas, no sentido de que as suas convicções explícitas conflitam com a sua resposta afetiva".

A metodologia da pesquisa - publicada no International Journal for the Psychology of Religion - consistiu de dois experimentos de pequena escala, sendo que o primeiro envolveu 17 pessoas da própria Finlândia que foram recrutadas via internet, e que apresentavam altos níveis de crença ou descrença em Deus.

Eletrodos foram ajustados em dois dedos de cada participante para coletar os dados enquanto eles liam em voz alta uma série de frases previamente elaboradas e com forte conteúdo, digamos, intimidador.

Algumas das declarações eram desafios à divindade como "eu desafio Deus a fazer com que meus pais se afoguem" e outras igualmente desagradáveis, como "não há nenhum problema em chutar a cara de um cachorrinho". Havia ainda afirmações neutras como "espero que não chova hoje".

Os resultados mostraram que os padrões de comoção de crentes e descrentes seguiram precisamente o mesmo padrão: alto tanto para Deus como para as declarações desagradáveis, e baixo para as neutras.

Depois de realizada a experiência, os crentes disseram se sentir muito desconfortáveis recitando os desafios a Deus, mas a leitura dos dados obtidos pelos eletrodos mostrou que as reações dos dois grupos foram exatamente as mesmas.

Isto mostra que o ato de "desafiar Deus" fez com que os participantes ateus se sentissem mais nervosos do que eles admitiam, inclusive para si próprios.

Alguém poderia objetar, por exemplo, que as reações dos ateus se deram não propriamente pelo fato de haver uma entidade divina incluída na frase que falavam, mas pelas situações desagradáveis ali associadas.

Antecipando-se a essa objeção, os pesquisadores finlandeses já haviam acrescentado um segundo experimento para testar essa hipótese.

Desta vez foram recrutados 19 ateus que tomaram parte numa versão expandida do primeiro experimento, agora incluindo dez variações dos "desafios a Deus" com o detalhe de que elas excluíam qualquer menção a forças sobrenaturais.

Por exemplo, além de declarar "eu desafio Deus a fazer todos os meus amigos se virarem contra mim", eles também liam em voz alta a frase "eu queria que todos os meus amigos se virassem contra mim".

Os resultados mostraram que os ateus sentiram maior comoção enquanto liam as declarações relacionadas a Deus do que quando proferiam as frases quase idênticas que omitiam a divindade.

A conclusão a que os pesquisadores chegaram foi a de que "mesmo os ateus têm dificuldade em desafiar Deus a provocar danos a eles próprios e a seus queridos".

Entretanto, não pararam por aí e procuraram também encontrar explicações para essa atitude, o que os fez chegar a 4 prováveis razões:

1) a mais provocativa é que as crenças explícitas dos ateus podem diferir das reações implícitas que existem fora do alcance de sua consciência;

2) por outro lado, eles podem dar muito valor à palavra "Deus" pela observação constante que têm do respeito que seus amigos e familiares crentes têm para com a prática séria de sua religião;

3) os ateus podem ainda ter achado a ideia de "Deus" absurda ou aversiva, o que os levou a uma resposta emocional alterada;

4) outra razão plausível é que os ateus guardam, ainda, reflexos de suas crenças anteriores e não conseguiram abandoná-las completamente, e elas ainda produzem uma espécie de "eco" em suas consciências.


A fonte da notícia é a revista Pacific Standard. Pede-se ao portal gospel ou ateu que vier aqui copiar a matéria, que cite as fontes indicadas com os respectivos links e faça a sua própria tradução.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails