quinta-feira, 4 de abril de 2013

Arqueólogos italianos encontram o portão do inferno na Turquia

Reconstrução artística do portal do Hades
A mitologia greco-romana considerou por séculos o "Portão de Plutão" como sendo o portal para o inferno, o Hades na tradição antiga.

As fontes históricas localizavam o "portão do inferno" em Hierápolis, na antiga Frígia, e o geógrafo grego Estrabão, que viveu entre 64 a. C. e 24 d. C., o descreveu como um lugar "cheio de um vapor tão nebuloso e denso que dificilmente se pode ver o chão. Qualquer animal que passa por dentro encontra a morte instantânea", tendo ele próprio lançado um pardal que morreu imediatamente.

Durante uma conferência internacional de arqueologia realizada em Istambul, na Turquia, no último mês de março, o arqueólogo italiano Francesco D'Andria, da Universidade de Salento, informou que a equipe liderada por ele finalmente encontrou o Portão de Plutão.

Pássaros mortos na entrada do portal
Curiosamente, foi o mesmo fenômeno - de ver pássaros passando por um determinado local e caindo mortos em seguida - que chamou a atenção do time de arqueólogos que escavava as redondezas (abaladas por vários terremotos ao longo dos milênios) seguindo as fontes termais ainda existentes, que consideravam um indicativo para a presença do histórico portal.

Havia, ainda, inscrições em escombros próximos, dedicando o sítio aos deuses Plutão e Caronte, respectivamente o deus e o barqueiro do submundo, segundo a mitologia grega.

Não por acaso, antes de ser rebaixado a planeta-anão do sistema solar, Plutão tinha um satélite chamado Caronte. Hoje se sabe que ambos são quase do mesmo tamanho e orbitam ao redor de um eixo comum a ambos.

Outros sinais da presença de algo importante na velha Hierápolis foram uma espécie de piscina e degraus de arquibancada, que batem com as antigas descrições, e que indicam que algum tipo de rito religioso era realizado por ali, sugerindo que somente um sacerdote podia se aproximar da porta do Hades, enquanto a plateia o assistia a uma distância segura.

D'Andrea acrescentou que, muito provavelmente, havia uma infraestrutura turística no lugar, com animais sendo vendidos para que as pessoas fizessem o macabro teste de jogá-los no portal para testar as propriedades letais do portal.

O arqueólogo italiano ficou famoso dois anos atrás quando anunciou a descoberta da tumba do apóstolo Felipe.

Foto atual do achado arqueológico
Hierápolis foi fundada por volta de 190 a. C., pelo rei de Pérgamo, Eumenes II, tendo caído sob domínio romano no ano 133 a. C., o que a fez florescer com a construção de templos, um anfiteatro, e a exploração comercial do portão do Hades, ao qual se atribuía também propriedades medicinais pelas suas fontes térmicas.

A cidade atualmente se chama Pamukkale, situada no sudoeste da Turquia, e continua famosa como uma estação de águas.

Agora, o fluxo turístico certamente aumentará. Só não se sabe se os brasileiros desviarão sua rota da Capadócia, do outro lado do país, onde são gravadas cenas externas da novela "Salve Jorge", da Rede Globo.

Fontes: Discovery e ABC Australia

Caronte e a barca levando as almas para o Hades.
Um passeio nada agradável.



Agradecemos o aviso dos leitores, mas lamentamos informar que o Portão do Inferno não é um mirante na Chapada dos Guimarães, ali perto de Cuiabá (MT), essa sim forte candidata ao título, mais pelo calor do que propriamente pela cidade, de quem somos fãs incondicionais.

E a Chapada dos Guimarães é um dos locais mais bonitos do Brasil para se visitar, verdadeiro paraíso na Terra Brasilis. Recomendamos fortemente!



Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, o paraíso na terra.




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails