segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Curral eleitoral cóspel

Bons tempos aqueles em que o maior patrimônio da igreja começava com "E" de "espiritual" e não de "eleitoral". Se alguém ainda tinha dúvidas de que o termo "evangélico", no Brasil atual, tem um significado muito mais ideológico do que teológico, a notícia abaixo, do Midia News, vai fazê-lo mudar de ideia. Duas grandes denominações presentes no Estado do Mato Grosso, a Assembleia de Deus e a Universal, resolveram "engordar" partidos políticos com seus próprios membros para medir as suas forças nas eleições locais. Nada de "poder do alto", não. É só uma disputa de poder bem baixa. Trocaram o altar pela urna. A Universal vai de PRB e a Assembleia de PSC. Diga-se de passagem que todo cidadão, crente ou não, tem o direito de se expressar politicamente. Aliás, mais que direito, se trata de um dever a ser amplamente exercido. Entretanto, deve fazê-lo sem cabrestos ou manipulações de qualquer espécie, valendo-se da sabedoria e inteligência que Deus lhe dá gratuitamente. O problema surge quando líderes religiosos resolvem acrescentar ao "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" de Efésios 4:5 o "um só partido". Do jeito que a coisa anda no Mato Grosso, vai faltar índio pra tanto cacique cóspel, ou, para usar outra imagem talvez mais apropriada, a vaca vai pro brejo, levando junto as ovelhas...

Assembleia de Deus prepara filiação em massa no PSC

Estratégia é somar força e superar poder da Igreja Universal na política em MT

RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO


Um movimento articulado por lideranças da Igreja Assembleia de Deus, em Mato Grosso, prepara uma filiação em massa, até o final de setembro, para fortalecer o Partido Social Cristão (PSC), com vistas às eleições de 2012 e 2014.

A estratégia é montar, inicialmente, o partido com média de 60 mil filiados neste ano e, futuramente, fazer frente ao poder político da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, que tem infiltração no PRB e é liderado nacionalmente pelo senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro.

Com a filiação de políticos de peso, é aguardada a adesão de muitos voluntários, em especial, freqüentadores do Grande Templo de Cuiabá, localizado na Avenida do CPA.

Conforme Midianews apurou, toda a articulação é liderada pelo suplente de deputado federal Victorio Galli, atualmente no PMDB, com apoio do deputado estadual Sebastião Rezende (PR).

Ambos têm base eleitoral em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), terceiro colégio eleitoral de Mato Grosso, e o republicano é a principal liderança da Igreja Assembleia de Deus, com cargo de representação popular.

A filiação de evangélicos do PSC também é liderada por Manoel Abílio Mourmer Ribeiro, filho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, vice-presidente nacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

"Toda essa articulação vai gerar uma grande novidade no cenário político. A ideia é agregar seguidores da Assembleia de Deus, mas outros evangélicos não estão impedidos de somar ao projeto. Seremos um partido pautado no valor cristão, buscando valorizar o próximo apostando na melhoria da qualidade de vida do cidadão", informou uma fonte, que, por enquanto, prefere ficar no anonimato.

Nomes conhecidos

Para alcançar sucesso nas urnas, já é considerada certa a filiação da ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, do ex-comandante geral da Polícia Militar, Orestes Oliveira, e do segundo suplente do PT na Câmara de Cuiabá, Oséas Machado de Oliveira.

Embora o petista seja integrante da Igreja Batista, é forte a chance de ele migrar para o PSC. Ele obteve 2.743 votos na eleição municipal de 2008.

O movimento religioso deve provocar baixa em diversos partidos políticos. Isso porque o empresário Valdinei Iori, que concorreu na última eleição a deputado federal pelo PSDB, já é dado como certo no PSC.

O mesmo ocorre com o pastor José Marcos, que é filiado ao DEM, o suplente de vereador Célio Bispo (PV) e Marcrean dos Santos, filiado ao PRTB e presidente do bairro Pedregal, em Cuiabá, por mais de 10 anos.

Até 2014, o grupo ainda trabalha com a possibilidade de inclusão do vereador por Cuiabá, Misael Galvão (PR), que obteve 3.069 votos na eleição de 2008 e assumiu uma vaga na Câmara, em função da nomeação de Francisco Vuolo (PR) para o secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB).

Projetos

A ideia dos evangélicos é também assegurar participação em candidaturas majoritárias. O presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), engenheiro civil Tarciso Bassan, é cotado para concorrer à Prefeitura de Várzea Grande pelo PSC.

Porém, filiados do partido não descartam a possibilidade de lançá-lo candidato a vice-prefeito, numa chapa encabeçada pelo prefeito em exercício do município, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, que deixou o PR e vai para o PSD.

Outro lado

O suplente de deputado federal Victorio Galli não atendeu aos telefonemas da reportagem.

A ligação para o celular do deputado estadual Sebastião Rezende foi atendido pela sua esposa, que informou ter o parlamentar viajado e só retornará na segunda-feira (15).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails