quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pensar e agir positivo ajuda muito contra depressão

A matéria é do ScienceDaily, traduzida e adaptada por Stephanie D'Ornelas, e publicada no HypeScience:

Tratamento simples: depressão se cura com positividade

Médicos, psicólogos e pacientes diagnosticados com depressão podem se acostumar com um novo conceito em breve. São as Positive Activity Interventions (PAI), ou Intervenções de Atividade Positiva. Basicamente, é um novo tratamento contra a depressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados alarmantes sobre a depressão. A condição atinge mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Antidepressivos, segundo os médicos, podem ser remédios realmente úteis, mas funcionam completamente em apenas de 30% a 40% dos casos. Depois de tentar usar de dois a quatro medicamentos diferentes, apenas um terço dos pacientes consegue se livrar da depressão.

A proposta das PAI, apresentada por pesquisadores das Universidades de Riverside e Duke, ambas nos Estados Unidos, é simples. De maneira geral, se trata de desenvolver gentileza e otimismo nas pessoas; produzir felicidade. É um recurso que deve ser usado, segundo os especialistas, quando o paciente depressivo não responde aos medicamentos.

O PAI apresenta vantagens sobre os fármacos. É mais barato trabalhar a felicidade interior do que comprar remédios. O tratamento leva menos tempo, porque as mudanças no humor são percebidas mais rapidamente. A melhora no quadro depressivo também é percebida com mais facilidade. E não menos importante, não carrega nenhum efeito colateral, o que é um problema com alguns medicamentos.

Em busca de métodos alternativos aos remédios, os pesquisadores americanos estudaram a fundo como o humor produzido “artificialmente” pode alterar um quadro médico de depressão. Os benefícios de tratamentos como o PAI, contudo, ainda não são mensuráveis e continuam sendo estudados; daí a recomendação dos médicos de que se use tais métodos como auxiliares, e não como recurso único.

Colocando em termos práticos, esses tratamentos alternativos fazem o paciente depressivo praticar pequenos atos de bom humor na rotina. O paciente precisa frequentemente demonstrar gentileza, escrever bons sentimentos no papel, tomar nota das coisas boas que acontecem com ele, meditar. Segundo os médicos, as ações positivas têm um efeito maior do que geralmente se considera.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails