quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pastores também sentem solidão

Uma pesquisa feita com pastores nos Estados Unidos, coordenada por Ed Stetzer, apresenta dados bastante interessantes, como o fato deles se sentirem solitários e, conforme mais velhos ficam, menos propensos à solidão e mais animados se tornam. Curiosamente, quanto maior a igreja, mais solitário se sente o seu pastor. Será que, se fosse realizada no Brasil, os resultados da pesquisa seriam os mesmos? A matéria é do Christian Post:

Pesquisa: Pastores de Igrejas Grandes Sentem Solidão

Por Alex Murashko | Repórter do The Christian Post
Traduzido por Amanda Gigliotti

Embora a maioria dos pastores protestantes se considerem privilegiados em estar em ministério, muitos também sentem que podem ser propensos ao desânimo e solidão, de acordo com um estudo divulgado pela LifeWay Research no início desta semana.

Mais da metade (55 por cento) dos 1.000 pastores protestantes EUA pesquisados ​​pelo grupo de pesquisa com base na fé disseram que concordavam com a afirmação: "Acho que é fácil ficar desanimado". O mesmo percentual de pastores também disse que estar no ministério pastoral os faz sentir solitários, por vezes.

No entanto, um total de 98 por cento concordam com a afirmação, "Eu me sinto privilegiado por ser um pastor", com 93 por cento fortemente concordando. Apenas cerca de meio por cento dos pastores não concordam com a declaração, segundo a pesquisa.

"Muitas estatísticas frequentemente citadas falam de pastores miseráveis e infelizes, mas não é isso que vemos quando na verdade lhes perguntamos", disse Ed Stetzer, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento no ministério LifeWay Christian Resources. "Há desânimo e solidão, mas quando 98 por cento concordam que é um privilégio ser um pastor, nós também sabemos que há uma grande honra ser um pastor".

O estudo também revela que os pastores com mais de 65 anos são os menos desanimados. Enquanto 30 por cento dos de 65 anos ou mais discordam que é fácil ficar desanimado no ministério, apenas 19 por cento com idades entre 55-64 discordam junto com 13 por cento com idades entre 45-54 e 11 por cento com idades entre 18-44.

Pastores com mais de 65 anos também são mais prováveis ​​de discordarem totalmente (39 por cento) com a afirmação: "A pastoral faz-me sentir solitário às vezes". Vinte e nove por cento desses com idades entre 55-64 discordam, bem como 21 por cento com idades entre 45-54 e 19 por cento com idades entre 18-44.

Funcionários da LifeWay disseram: "Ironicamente, pastores de igrejas maiores são mais solitários. Daqueles em congregações com frequência média de 250 ou mais, 17 por cento discordam fortemente que o ministério pastoral faz sentir solitário às vezes. Em comparação, 32 por cento com as igrejas de 0-49 e 27 por cento com as igrejas de 100-249 discordam totalmente".

A principal razão para o desânimo pode vir de expectativas irreais, Stetzer explicou. "Voluntários Líderes influenciados por uma mentalidade consumista cristã ferem todos os envolvidos. Precisamos muito menos clientes e muito mais co-trabalhadores", disse ele.

"Pastores se sentem privilegiados, mas claramente a realidade do serviço constante pode tomar seu pedágio. Há desânimo e solidão no ministério. Parece que quanto maior a igreja mais presente a solidão", Stetzer disse.

Apesar da carga de trabalho alta para muitos pastores, a pesquisa mostrou que a maioria não sentia que seu ministério teve um efeito negativo sobre sua família.

"O pastoreio pode ser estressante para uma família, mas ao contrário de algumas estatísticas hyped, a maioria não acredita que ser um pastor tem prejudicado a sua família", disse Stetzer, que também serviu como um pastor. "Pastoreio é difícil, e vida familiar é um aquário, mas exagerar o desafio e os perigos de pastorear pode desencorajar os pastores e criar uma expectativa de interrupção da família - levando a esse problema", disse ele.

"Relacionamentos são importantes e parece que os pastores valorizam aquelas amizades - particularmente à medida que envelhecem", ele explicou. "Pastores mais velhos (e eu acrescentaria, pastores mais jovens com sabedoria) que desenvolveram amizades mais próximas dentro de sua igreja e são menos propensos a serem desencorajados ou solitários. Esta combinação de trabalho espelha estudos que têm mostrado que mais amizades no trabalho correspondem com maior satisfação com o trabalho de uma pessoa e vida".

Metodologia: A LifeWay Research conduziu uma pesquisa de telefone que amostrou aleatoriamente igrejas protestantes selecionadas. Cada entrevista foi realizada com o pastor sênior, ministro ou sacerdote da igreja. Respostas foram ponderadas para refletir a distribuição geográfica das igrejas protestantes. A amostra completa de 1.000 entrevistas por telefone fornece uma confiança de 95 por cento que o erro de amostragem não deve exceder ± 3,2 por cento. Margens de erro são maiores nos subgrupos.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails