sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A realidade segundo William Bonner

Dunga, o ex-técnico da seleção brasileira na última Copa do Mundo na África do Sul (2010), deu uma entrevista a Jorge Kajuru no programa deste no canal Esporte Interativo e, entre uma e outra declaração relativamente polêmica (já que nenhuma novidade gritante veio a público), um detalhe passou desapercebido, quando ele comentou que teve um jantar com William Bonner e Fátima Bernardes, apresentadores do Jornal Nacional da Rede Globo, e Bonner teria lhe dito que "quanto estiverem te batendo muito, eu vou equilibrar... quando estiverem elogiando muito, eu também vou equilibrar". 

O contexto permite inferir que Bonner se referia a um eventual tratamento excessivamente duro ou afável da mídia, que o seu Jornal Nacional procuraria "equilibrar". 

Esse pequeno detalhe diz muito sobre o papel da imprensa e a sua capacidade de, por assim dizer, "fabricar a verdade" à margem da realidade dos fatos. 

A favor da Globo e de Bonner, registre-se que esta não é uma prática exclusiva deles, mas da mídia em geral, que - com uma certa frequência - tem mesmo que encontrar a voz média entre as muitas vozes conflitantes e contraditórias sobre um determinado fato controverso, mas - em tese e em regra - não lhe cabe "equilibrar" as versões ou o tratamento dado por outros órgãos da imprensa, valendo-se do seu poder de audiência (como é o caso do JN) para "determinar" o que é real e o que é falso na abordagem de uma determinada notícia. 

Liberdade de imprensa é ótimo e essencial, mas liberdade de informação, com todos os erros e exageros que lhe são inerentes, é muito mais importante.

Abaixo, o trecho em que Dunga fala do jantar:



Um comentário:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails